sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Leitura Recomendada: Informática e Educação Matemática


Nossa professora Abigail nos recomendou a leitura do artigo Informática e Educação Matemática escrito por Lincoln Ferreira Nunes e Marielson de Araújo Ribas.
Neste artigo, os autores levantam a questão de como foi o início da Educação, pois no início da terra, quando Adão e Eva eram os únicos moradores do nosso planeta, ainda não haviam as técnicas que hoje temos em mãos e por muito tempo o conhecimento era passado oralmente, geralmente em volta das fogueiras, e assim o conhecimento se propagava de geração em geração. Assim os iniciantes ouviam, observavam e imitavam os mestres.
Não muito obstante também, temos que muitas tribos indígenas se utilizavam, e algumas ainda utilizam da técnica da oralidade para se eternizar o conhecimento que com o tempo sofre as modificações naturais decorrentes das experimentações de cada orador.
Após isto, os autores evidenciam que mesmo antes do aparecimento da escrita já se havia uma linearidade do raciocínio mas que ficou mais aparente após o aparecimento da escrita.
Assim, os autores colocam a questão da influencia que esta linearidade da escrita influencia o modo como passamos o conhecimento se utilizando da oralidade, tornando nossas aulas muita das vezes entediantes e sem o dinamismo necessário para que se faça sentido.
Agora, com o surgimento da Informática aliada à Educação, os autores propõem que se deva evitar que esta nova tecnologia seja influenciada pela linearidade com que a escrita é trabalhada, buscando assim um planejamento estudado de como melhor se aproveitar os recursos que a Informática oferece para tornar nossas aulas mais interativas.
Os autores vem citando diversas experimentações feitas na Educação da Matemática utilizando-se a Tecnologia da Informação e mostrando pensamentos e idéias de diversos autores sobre o assunto. Os autores abordam a importância da escolha correta do software, do ambiente a ser trabalhado e da metodologia a ser aplicada para que não se caia nos mesmos erros do passado.

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