quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Slide Boom

    Quantas vezes nós preparamos uma apresentação no PowerPoint e na hora da apresentação não encontramos o slide, ou o computador não roda nosso slide, ou então, ao abrir o slide em outro computador ele não está com a mesma configuração que tínhamos feito (o problema mais comum é o tipo de letra usado, que as vezes fica diferente em outro computador descaracterizando todo o slide) .
    Para resolver estes problemas, e ainda, poder compartilhar nossos trabalhos com outros amigos, no curso da minha pós-graduação, a profesora Abigail nos ensinou um recurso tecnológico muito interessante para nos auxiliar nestas questões.
    Este recurso é o Slide Boom, um site que possibilita armazenar nossas apresentações feitas em PowerPoint e executá-las diretamente do site, não precisando que o computador onde vá rodar a apresentação tenha o PowerPoint, somente sendo necessária a internet. E o mais interessante é que ele permite que nossos slides possam se adicionados em sites, blogs e similares como no exemplo abaixo:


    O site é http://www.slideboom.com/ e para que possamos usufruir dos serviços oferecidos por este site criei um pequeno tutorial com o passo a passo.

01 - Clicar no link Register:


02 - Nesta segunda tela preencheremos os campos: Email; Username (pode ser um apelido); Password (a senha que será usada para entrar no site); Confirm Password (digitaremos novamente a mesma senha) e vamos marcar as opções que estão apontadas com a setinha vermelha. Após isto vamos clicar no botão "Register".


03 - Se você chegou nesta tela abaixo, foi enviado uma mensagem de confirmação da Slide Boom para o seu email.


04 - Agora, vamos abrir o email e entrar na mensagem "Email adress confirmation" da Slide Boom. Cliquemos no link que está apontado com a seta vermelha e logo após seremos direcionados para o site da Slide Boom novamente. 


 05 - Agora estamos nesta tela abaixo, verifique que no canto direito da tela irá aparecer o nome de usuário informando que estamos logado no site. Agora, para começarmos a usufruir do slideboom, vamos clicar no link uploading para transferirmos um slide do nosso computador para o site.


06 - Agora, cliquemos no botão Browse e selecionemos o slide que desejamos adicionar, o nome do slide aparecerá no campo ao lado deste botão. E finalmente vamos clicar no botão Upload.


07 - Nesta próxima tela, iremos digitar algumas informações do nosso slide.
  • Title: "Será o título do nosso slide"
  • Description: "Informe aqui uma descrição detalhada acerca do slide"
  • Tags: "Aqui informaremos palavras chaves que servirão para que outros encontrem o nosso slide através do sitema de busca do slideboom."
  • Topic: "Escolhamos em qual tópico o nosso slide se encaixa."
  • Language: "Vai ser Portuguese"

Temos agora algumas opções a serem marcadas
  • Anyone can view my presentation: " Se desejarmos que outros possam ver o nosso slide devemos marcar esta opção."
  • Anyone can download my presentation: "Se desejarmos que outros possam fazer o download do nosso slide devemos marcar esta opção. Sugiro que esta opção seja marcada, pois acredito que você já muitas vezes utilizou alguma apostila, algum video ou um arquivo qualquer disponibilizado para download, e agora devemos fazer a nossa parte."
  • Allow embedding this presentation at other sites: "Esta opção deve ser marcada caso queiramos utilizar o slide em outros sites, que é o caso do slide sobre "Noções de Estatística" que eu inseri no ínicio desta postagem."

 E finalmente, cliquemos no botão Submit


 08 - Muito bem, nosso slide já está no site da Slide Boom, agora já podemos acessar nosso slide de qualquer computador com internet sem dor de cabeça.
   No campo URL, temos o endereço do nosso slide que poderá ser enviado por email para alguém que queiramos que o veja, ou então disponibilizá-lo como um link em algum outro site.
   O conteúdo do campo Embed pode ser utilizado para que nosso slide fique embutido em uma página qualquer, como eu fiz aqui no início da minha postagem com o slide "Noções de Estatística".


09 - E para voltarmos ao site após fechá-lo, devemos clicar no link Sign-In.


10 - Informamos o nosso Username e o Password cadastrados no passo 02, e clicamos no botão Sign In.

11 - Agora estamos novamente logados no site e estamos na tela onde ficam listados todos os slides que já postamos. Para inserir mais slides basta ir na opção Upload.


    Finalmente a postagem chegou ao fim, deu trabalho fazer esta postagem mas espero que ela seja de grande valia para nós.
 
    Até a próxima...

4 comentários:

  1. Parabéns Elienai!

    Excelente contribuição!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Elienai, como vai?
    Mto bom mesmo. Não conhecia este recurso.
    Ahh obrigada por divulgar o meu blog. Farei o mesmo com o seu. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá prof Elienai, parabéns pelo seu dia.
    Um abraço!

    ResponderExcluir