quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Conceitos Algébricos com a Balança Interativa

Nesta postagem iremos estudar um objeto de aprendizagem que nos ajudará à trabalhar conceitos algébricos com nossos alunos do Ensino Fundamental, podendo até mesmo ser trabalhado nas séries iniciais afim de prover a estes alunos uma iniciação ao mundo algébrico um pouco mais cedo que o normal, favorecendo assim o entendimento da álgebra mais formal nas séries posteriores.
O objeto de aprendizagem a ser analisado é o Balança Interativa que se encontra no seguinte endereço: http://www.vdl.ufc.br/ativa/balanca_interativa.htm. Este OA foi desenvolvido pelo grupo de pesquisas do Projeto Ativa da Universidade Federal do Ceará.

Abaixo segue uma visualização da tela inicial do objeto de aprendizagem:


O Balança Interativa é uma simulação de uma balança com dois pratos cujo objetivo é descobrir os valores dos pesos que se encontram abaixo da balança através da manipulação destes pesos. Pode se usar os pesos acima da balança, cujos valores são conhecidos, para através do equilibrio e desiquilíbrio da balança possa-se descobrir os valores dos pesos desconhecidos. Cada peso desconhecido possui uma letra e seus valores variam de 1 a 10.
O Balança Interativa possui 10 níveis,sendo que do primeiro ao quinto nivel a balança é apresentada para as devidas comparações. A partir do sexto nível temos apenas a equação. Este níveis foram criados de modo que o aluno possa ir trabalhando de maneira a criar métodos de resolução mais complexas e a partir do sexto nível o aluno terá que trabalhar com um nível de abstração maior devido a balança não poder mais ser utilizada.
Quando falamos em álgebra logo pensamos em símbolos matemáticos, incógnitas, as equações e inequações já tanto estudadas, as inúmeras fórmulas, abstrativismo e etc. Através do Balança Interativa vemos uma forma lúdica, interativa e concreta de se introduzir os conceitos algébricos através de observações e comparações, levando o aluno a construir seu conhecimento através das experimentações, manipulações dos pesos e levantamento de conjecturas.
O Balança Interativa é ideal apenas para um primeiro momento, para a introdução dos conceitos algébricos de uma forma concreta e um tanto abstrata, mas não podemos deixar de lado a beleza do abstrato que a álgebra possui, pois é esta abstração que dá um toque de arte à matemática. Devemos valorizar o útil, o aplicável e o concreto, mas não em detrimento do pensamento abstrato que deve ser desenvolvido em nosso alunos. Então é necessário que haja o aprofundamento dos conteúdos algébricos, dependendo do clico da turma a ser trabalhada, utilizando o Balança Interativa como um Start para apenas quebrar o gelo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário